domingo, 25 de maio de 2014

25.05.2014 | MK Makinas (Tábua)

https://plus.google.com/u/0/photos/108252030393476114720/albums/6017694227284474081
Clica na foto para aceder à Galeria
Pela quarta vez consecutiva os Kedasbike vão à Maratona de Tábua. 

Carlos Pereira, Rocha, PedroS e Joel foram os Kedasbike que participaram, mais alguns Famalicenses, Cabral dos ACDAR ao Pedal fez a romaria o dia antes. Os Kedas saíram às 6.50h, com o atraso do Joel, que como é costume têm sempre mais alguma coisa para fazer.

Chegamos a Tábua pelas 8.30h, a partida da 1ª box era às 9.15h e chegamos com margem ainda para prontificar os últimos detalhes com tempo.

Carlos Pereira ia experimentar uns pneus novos, e o PedroS uns pedais diferentes dos que estava habituado. Dia excelente para testar material novo…

O Joel ia para os 40km e os outros para os 60km. Como o percurso era igual até aos 37km tínhamos ideia de ir os quatro juntos o mais tempo possível, mas também teríamos de arrancar forte para depois curtir os ST sem muita afluência.

O Joel vai ficando para trás mas como vai para os 40km, a chegada à meta andaria por uma hora de diferença. O Carlos Pereira com os pneus novos muito bons para descer, para subir tinha de trazer atrelado, “o que amarra muito a descer, amarra muito a subir” e lá andávamos na montanha russa de emoções. 


Rancho folclórico com um churrasquinho, e tinto do bô, e imediatamente a seguir o primeiro ST Brian, https://www.youtube.com/watch?v=R1K01aZ05fU foi sempre a desbundar até ao ST dos Caparos, https://www.youtube.com/watch?v=ZW3W7cceUTg https://www.youtube.com/watch?v=szMljUSH-n0 a transmissão da bike do PedroS dá sinais de desgaste, o que fazer… nas subidas ou carregando mais nos crenques a corrente ia passando por cima sem fazer tração, a roda pedaleira do meio rompeu e só no fim do ST dos gaios é que percebeu que usando a pedaleira grande se ia safando.

O ST dos Gaios é qualquer coisa de alucinogénio, com a primeira descida https://www.youtube.com/watch?v=qIprK-5mUr0 a serpentear o monte, https://www.youtube.com/watch?v=FYa5ucM4QR4 passar por meio de uns arrumos, https://www.youtube.com/watch?v=Ex6agBg6eUc percorrer o ST ao lado do rio, https://www.youtube.com/watch?v=JQkrUXb-9uE percorrer por cima do rio, atravessar uma mini gruta sempre em ST e a descer $&%## fantástico.

E a Banda de música… https://www.youtube.com/watch?v=ZErdeD6aeek a Banda a tocar, https://www.youtube.com/watch?v=Ncp2YjlEGQE cantar com megafone mas com style, ficamos ali a curtir umas três músicas, pagamos bilhete temos de usufruir de tudo “pétaculo”. 

Na fun Zon red bull o Rocha enche-se de coragem de diz que vai para os 40km, os músculos estão a picar. O PedroS encontra o Hugo (Bruce), não o via desde a primeira vez que participou, estava bem acompanhado. O Carlos e o atrelado dele com dúvidas dos 40 ou 60km, virou para os 60km a acompanhar o PedroS. Ainda faltavam 800m+ e 25km, tínhamos de ver o que havia de novo, mas para curtir tinha-mos que subir e ver o que os MK MAKINAS tinham de novo, valeu bem a pena, https://www.youtube.com/watch?v=h0F2c9i8nbA viu-se que o atrelado do Carlos Pereira era capaz a descer.

Nos últimos km um furo, #&=%$# no fim, não dava muito jeito. Encheu-se por duas vezes e aguentou até ao final. Na Meta o Rocha e Joel já lavadinhos e cheios de fome à nossa espera. 

Mas uma das partes boas de BTT em Tábua é que tem um Toino Moleiro. Comemos que nem os abades.

Deixo aqui um abraço às MK MaKinas nas pessoas Alfredo, Tó e Hugo (bruce) não esquecendo os outros. E daqui um até já… 

Todos vídeos:

domingo, 11 de maio de 2014

10.05.2014 | NGPS Barcelos (Rota do Galo)

https://plus.google.com/photos/108252030393476114720/albums/6012862182635174001
Clica na foto para aceder à Galeria
Com um NGPS pertinho de casa e sem chuva, o passeio prometia e a organização dos Amigos da Montanha não iam deixar mal a nossa zona. Como estávamos a 18km da partida fomos os primeiros a chegar. Os Amigos da Montanha ainda não tinham montada a barraca e nós já lá estávamos à espera dos dorsais.

Rocha e PedroS estavam nos últimos preparativos quando apareceu o Vasco dos Sem Medo (um colega dos NGPS), agora estávamos três para abraçar os Trilhos do Galo.

Arrancamos com os primeiros km nas margens do Rio Cávado e a média até ao Monte de Faro estava bem alta, uma parte da subida foi feita em DH (ao lado do bike) e a vista mar com as torres de Ofir ao longe, um belo postal.


O 2º postal Castro S. Lourenço com vista mar e a média sempre bem alta (para nós). Com um refrescante ST fantástico pelas margens do Rio Neiva.



Com o aproximar da grande subida do dia e aparentemente a mais dura, cerca de 10km e um acumulado de 450m+, paramos num café para abastecer energia para os waats na subida fossem bem alimentados.


Começou bem durinho a ascensão ao S. Gonçalo, o Rocha já ia de capô aberto e a deitar fumo por todo lado, o calor que se sentia nessa altura aqueceu-lhe o circuito de tal forma que parecia uma panela de pressão em bronze. O Vasco colocou o ritmo dele e foi monte acima até ao próximo NGPS.

Pelo Caminho o Joel e o Miguel (mais dois colegas de Famalicão e NGPS) passaram por nós, com o Rocha a tentar endireitar as costas e aproveitar para arrefecer o circuito interno. A média faz uma descida vertiginosa.

Na enorme descida do S. Gonçalo cerca de 6.20 minutos a descer os braços foram os que padeceram, levaram uma valente coça.


Mais uns ST Fantásticos, que foi um fartote nesta edição da rota do galo, sempre com água por perto.


Mas a verdadeira dureza foi a subida ao Monte Sto Estêvão nos Feitos, com uma inclinação ao nível do Rocha berrar e abrir o para-quedas final. Foi a Vez do Joel e Miguel seguirem caminho. O Rocha vinha a fazer DH monte a cima até á bica, lembrou-se de tirar peso para subir melhor, foi tomar banho, assim tirando o pó ficava mais leve e já não ia ter medo das subidas. Arrancamos para a parte final da subida mas não era o pó que o estava a estorvar mas sim as subidas. Aí já teve a companhia do PedroS nos últimos metros da subida em DH.


Agora era descer mas com cuidado que o cansaço estava instalado, numa das curvas Rocha sai fora do trilho, esbardalha-se mas sem se aleijar, só no fim da descida é que viu que perdeu a bomba KTM mas não a quis procurar, era a subir. O Rocha ia pedindo estrada mas continuamos por mais uns valentes ST.



Chegamos à cidade de Barcelos e o pedal da Bike do PedroS parte, a partir é sempre melhor no fim do percurso.

No fim uma bifana e um fininho, podiam ser muitos mais que iam saber bem, mas a seguir a este esforço o corpo não ia gostar.

Belo passeio e o Rocha chegou ao fim roto mas chegou.