sábado, 12 de julho de 2014

12.07.2014 | Sra. da Serra no Marão

https://plus.google.com/u/0/photos/108252030393476114720/albums/6036978155815046193
Clica na foto para aceder à Galeria
Rocha, PedroS e Carlos Jardim marcaram encontro para as 17h para dar início à subida da Sr da Serra no Marão. Com partida de Mesão Frio ver a famosa alvorada. 

O Jardã tem decididamente um problema com as horas, nunca chega à hora marcada. E como tal decidimos fazer um lanche ajantarado e esperar pelo atrasado, que chegou, praticamente estávamos nós a começar o lanche. 

Chegamos a Mesão Frio com tempo, preparamos tudo e ocupamos o tablier todo da bike. 

Partimos para subida nocturna, e foi logo a romper as pernas. Grande trepadeira no inicio, a subida era para ser feita nas calmas, muito nas calmas, não queríamos ir muito rápido (tb não conseguiamos) tinha-mos a noite toda. 

Fomos avisados que ao km 13.5 até ao km 15 a descida ia ser perigosa. Quando o km 13.5 apareceu, as dificuldades aumentaram, descidas muito íngremes, técnicas com pedras escondidas na vegetação e a iluminação não conseguia mostrar tudo. PedroS tem duas desmontagens para o lado, mais à frente, numa descida no meio de pedras, enfia a roda da frente num buraco e esbardalha-se. Ouve um barulho, olha para trás e vê o Rocha a fazer igual a cair em cima das pedras. PedroS a queixar-se das costelas e a ver o Rocha a cair, tenta sair o mais rápido dali para deixar espaço para o Rocha cair à vontade e não em cima dele. Teve sorte, o Rocha ficou pendurado nas rochas e assim o PedroS só se podia queixar das costelas e não do corpo todo. 

Ao sair da zona perigosa tinha-mos uma recepção à espera, uma matilha de cães, estiveram entretidos a ferrar nas meias ao Rocha enqunto ele ia pedalando, basicamente a triturar as meias e um pouco de pele. Depois da descida e das Kedas, cheirava a cadáver, os cães não o largavam. 

Mais duas subidas longaaaaaas e alcançamos o topo, fomos petiscar nas barracas que por lá haviam. Estava-mos numa romaria à Sra da Serra e barulho com discotecas/barracas ambulantes. 


O Rocha enquanto petiscava-mos já pensava onde ia dormitar, não se calava só queria comer sair da barraca e deitar em cima dos tufos de erva que viu que lhe pareciam uma cama perfeita, ( o sono e cansaço estavam-lhe a provocar alucinações). Tanto chateou que consegui o pretendido e foi à procura dos tufos de erva. Mas estava arrefecer e o frio não o deixa dormir, (ideia) compro uma toalha de praia e serve de cobertor. Como na zona só havia machos a dormir, comprou uma toalha com uma menina descascada impressa na toalha para dormir melhor. 

Nós ficamos à conversa até a alvorada aparecer. 


Deslocamos-nos para o anfiteatro natural para apreciar melhor o horizonte, enquanto o Jardã tentava ver e segurar o pescoço, tinha a mola do pescoço partida, e a cabeça estava sempre a cair. 


Com o sol já arrancado da terra começamos a descida, e nos primeiros km o Jardim tem problemas na bike, a mola do desviador torceu, mas ele lá conseguiu resolver o problema e deu para fazer o percurso todo.


O Rocha já pensa em cortar caminho, mas lá conseguimos que fizesse mais uns km. 


Na última subida a uns trezentos metros do topo, o Rocha sem avisar ninguém (ele diz que avisou mas ninguém ouviu, ou estava tão roto que pensou que ia falar e respirou) desvia para a estrada, sem conhecer e sem GPS. Era a descer isso é que interessava. PedroS e Jardim à espera do Sr Rocha que nunca mais aparecia, perdeu-se ou ficou deitado a pensar no que estava ali a fazer. 

PedroS liga para ver onde o Sr Rocha estava, Sr Rocha já se encontrava junto da carrinha, já tinha chegado, teve sorte na descida em ir lá ter, se não, tinha de vir de teleférico. 

Depois de subir os trezentos metros PedroS e Jardã desceram até ao encontro do Sr Rocha que estava deitado com a sua toalhinha debaixo da carrinha para não apanhar sol. Mas apanhou na cabeça por não ter avisado que ia roer a corda... 

Todos os vídeos aqui: 

sábado, 5 de julho de 2014

05.07.2014 | Review Tábua

https://plus.google.com/u/0/photos/108252030393476114720/albums/6033317843333355889
Clica na foto para aceder à Galeria
Depois da maratona de Tábua em Maio, a vontade de percorrer os trilhos novamente deu-se na passagem da meta. Tentar arranjar um dia para voltar é que ia ser o mais complicado. Enviei um mail aos meus contactos BTTistas para o dia 5 de Julho, ver quem tinha disponibilidade. no inicio éramos um bom grupo (Grande) e com aproximar da data 5 de Julho fomos um um bom grupo de 4.


PedroS, Amorim, Jardim e Paulo, um mix de Kedasbike com Biclas08. Marcamos saída de Famalicão pelas 7.00h mas o Jardim pôs o despertador para as 7.00h sair de Pereira Barcelos até Famalicão mais montar as Bikes na carrinha arrancamos pelas 8.10h. Chegamos a Tábua pelas 9.50h e já arrancamos depois das 10 e... nos primeiros km os companheiros já se queixavam onde estão os ST. Quando aparecer o primeiro ST vão ser de seguida dizia-lhes eu.



apanhando o primeiro ST e descendo ao nosso ritmo nas montanhas russas de Tábua mudaram a cara do smile para feliz e nunca mais a tiraram. Perto do ST dos Gaios o pneu da bike do Jardim explodiu, deixando um buraco bem grande no pneu, dobramos a câmara de ar rebentada para tapar a cratera, enchemos, e o pneu com um abcesso lá deu para continuar. 
com o ex-líbris de Tábua o trilho dos Gaios à nossa frente foi encher os pulmões e começar a descer, este sim é o topo deste carrossel mágico. só faltava um teleférico para no fim voltar a descer, para mim não há outro ST melhor que este, é fantástico.




No desdobramento dos 40 e 60km, reunião, qual seguir? pela hora apetecia ir almoçar ao Toino Moleiro, fazer um treino mais longo tb sabia bem. vamos ligar para ver se servem mais tarde, e tivemos sorte. os ST com vista para o Rio Mondego tb fantásticos uma vista magnifica. mais à frente furo na bike do Amorim. 


Jardã está todo roto levou com a marreta nas pernas, má alimentação, ou melhor pouca alimentação, vão pouco carregados tipo pro e depois a comida não chega para tantas horas de bike.

Os meus joelhos, os rebites e a fita isoladora estão a demonstrar desgaste e enquanto o Amorim e Paulo mudam a câmara de ar, Eu e o Jardã vamos indo devagar. os últimos 4km foram duros para o Jardã e teve de ser rebocado pelo Paulo e por mim. 
no fim engolimos a comida no restaurante que estava pronta há mais de uma hora, estava tudo bom mas com uma fome louca.




Todos os vídeos aqui: