sábado, 18 de abril de 2015

18-04-2015 NGPS V. N. FAMALICÃO

Clica na foto para aceder à galeria
Bem... um NGPS cá na nossa terra, com chuva, não estou a ver nada de relevante, a não ser o Sr Mendes voltar a roer a corda, já parece a história do Pedro e o Lobo…

Marcamos saída para as 7.30h já com o dorsal colocado, Nagy, Pedro Faria e Rocha foram os primeiros a chegar, depois PedroS e Fedro, haviam mais dois que ficaram pela cama com a manta nos joelhos. Uns Km mais à frente, juntou-se ao nosso grupo o Mário de Braga, e andamos os seis até perdermos dois pelo caminho.
No grupo duas bikes a estrear, Pedro Faria com uma 29" e o Rocha uma 27.5", é sempre um bom teste, para ver se elas têm melhor desempenho que as suas bikes antigas.
Estava-mos na expectativa para ver o que o pessoal cá da terra nos ia apresentar: alguns trilhos novos ou a conjugação de trilhos já conhecidos que nos fornecessem alguma espetacularidade.


Com chuva é sempre mais complicado analisar a beleza dos trilhos. Felizmente não passamos por muitas zonas onde o piso com chuva não o tornasse mais pesado, e a média até ia bem simpática para o costume.
De salientar que até à subida da Assunção não havia dificuldade alguma, e o acumulado previsto de 2000+ a 2200+ em 80km não era assustador, parecia um passeio em que o peso das subidas ia sendo diluído aos poucos.
Ao chegar ao parque da rabada o nosso amigo bracarense fez jus ao nome do nosso grupo e esbardalhou-se, alcatrão com verdete numa curva... os cromados ficaram intactos, as luvas fizeram o papel delas, romperam sem estragar muito as mãos.
Seguimos para a dureza do dia e o Fedro já dizia que a meta dele era subir a Assunção e rumar a casa, este ano ainda estava a começar a época, primeira baixa do grupo. 



Estava-mos a chegar à zona do percurso menos conhecida e quando começamos a entrar na pista de enduro o entusiasmo aumentou, descida serpenteada com saltos (nós saltamos ao lado) e drops. Foi pena a zona queimada mas a outra que foi poupada, mesmo com chuva, dava para ver um belo percurso.
Chegamos novamente a Santo Tirso e no GPS marcava "cuidado!! descida top" mas um colega teve o azar de cair, logo com muita gente a tentar ajudar, não pareceu grave, espero eu, e as melhoras. 


Já a pensar no km 64 a 71,  que segundo a organização iam ser duros, sim com o piso escorregadio, técnico e já com o acumular do esforço foi a vez da 27,5" e o Rocha cortar em direcção à meta. A 27,5” começou a sentir picadas nos músculos, com esta bike faz mais km sem picadas, vamos ver os próximos passeios para ter uma melhor avaliação. A 29” precisa de uma melhor relação de transmissão, a ver vamos…
Chegar às antenas praticamente sem ar, subida conhecida mas não deixa de ser dura, e depois curtir mais uma pista de enduro que a 29" não conhecia, depois foi chegar até a ciclovia a desembraiar até à meta para a última grande chuvada do dia. 


No final deu 1960+ de subida acumulada com 82,5km

Todos os videos
https://www.youtube.com/results?search_query=kedasbike+18-4-2015+NGPS+V.+N.+Famalic%C3%A3o