domingo, 24 de janeiro de 2016

24-01-2016 - Passeio do Rojão

Clica na foto para aceder à galeria
No dia 24-jan-2016 respeitamos mais uma vez a tradição de participar na festa de S. Gonçalo.
O tempo estava  fantástico e equipa estava pronta ( Joel, Rocha, Nagy, PedroS, Sheik, Tony, RuiC ) 
Arrancamos e  rapidamente impusemos um ritmo frenético.
Para subir o  "monte da Trofa" escolhemos um percurso mais escondido, que por ser mais difícil, tem menos tráfego de pessoas, motas, jipes, bikes, cavalos, anões e mulheres nuas.


Ás 10.30 já estávamos a ouvir a missa de S. Gonçalo ... pois é .. cedinho...
No meio da povo aparecem os "2 Nines" = 18 .... que fizeram o percurso por estrada, com as rodas finas (somos um grupo eclético) .
Quando nos sentamos para comer o rojão no pão o café ainda estava a servir pequenos almoços.


...Conversa...pão... rojão... cerveja...sopa (o Joel) ,, mais conversa.. e montar a bike para voltar a Famalicão . 
Quando estávamos a começar a descer o "monte da Trofa" passamos pelo mega grupo que arranca de Famalicão  (good luck)
A avaria do dia ficou para a bike do RuiC que arrebentou a corrente. O elo de engate foi dos mais rápidos que o Tony viu a ser colocado...

domingo, 17 de janeiro de 2016

10/17-1-2016 Passeio de Reis Kedasbike

Clica na foto para aceder à galeria


Um belo dia de chuva com aviso amarelo para o nosso passeio de Reis no dia 10-1-2016.
Com as presenças de Nagy, Carlos Pereira, Rocha, PedroS e Nelson. 
Quando chegamos à Famidoce já não havia uma parte do corpo seca, tomamos café a sentir a água a escorrer corpo adentro, estava um diluvio. E para ajudar à festa as frutas cristalizadas ainda estavam por descascar, houve falta de comunicação e o saboroso bolo Rei da Famidoce ficou para o domingo a seguir.
Como o Vinho do Porto estava na mochila do Rocha, decidimos fazer um primeiro passeio dos Rei só com o Vinho do Porto e arrancamos. Mal conseguimos ver uns aos outros tal era a intensidade de chuva que até fazia fumo. Uns km à frente, a bike do Nelson tem um furo e o Rocha tenta encher com o CO2 para ser mais rápido (das duas últimas vezes foi um fracasso a utilização do CO2, e a expectativa era grande para ver se era desta) e realmente foi mais rápido a encher o pneu… e a tirar a pele de um dos dedos do Rocha que segurava o CO2, o dedo ficou colado à carga F“#$%&.
Mais à frente outro furo, ou o mesmo, na bike do Nelson, estávamos mais tempo parados que andar e já começávamos a ficar congelados.
Já estávamos a ficar quentes, quando o desviador e o drop-out da bike do PedroS fizeram uma escultura em cima da cassete adornada pela corrente. A chuva continuava, e continuava, com os 5 mecânicos debaixo de uma árvore a tentar por a bike clicável para rumar para casa. O elo de engate teimava em não sair para destorcer a corrente. Era tanto o frio que os mecânicos já tremiam e para aquecer sempre tínhamos o Vinho do Porto, que aqueceu o estomago e o calor não se atrevia a sair da zona de conforto. A tremer acabamos o trabalho e rolamos o mais rápido até à banheira de água quente mais próxima.

Dia 17-1-2016

Na Famidoce o Carlos Pereira, Joel, Nelson e Rui já se encontravam quando chega o espectro do PedroS e uns minutos mais tarde o Rocha.
Não estava a chover, mas devia fazer bem à cabeça de alguém. O Nagy depois de tanta chuva na semana passada ficou com a garganta inflamada e ficou pela cama. (tb não conseguia comer o bolo Rei)
Desta vez a Famidoce descascou as frutas e presenteou os Kedasbike com um belo/grande bolo Rei que o Carlos Pereira carregou às costas, o Rui trouxe o Vinho do Porto (e a água é que sabia bem).
Começamos a andar como as pombas às voltas, ninguém assumia a função de guia, mais umas voltas e o Rui tomou de assalto a dianteira em direção às pedreiras de Airão, pelo caminho havia náuseas, sentia-se o barco a baloiçar, e a carga caiu ao mar…


O Rui continuava na liderança e por indicação do PedroS fomos visitar um marco geodésico , o Carlos Pereira já queria tirar o lastro do bolo Rei, mas ainda era cedo, tivemos de passar pelo ponto mais importante do guia, um saltinho em cima de uma pedra!??? 


Com ideia de degustar/comer o bolo Rei no alto do Monte de Airão, o vento frio e os chuviscos empurraram-nos encosta abaixo. Encontramos um penedo para fazer de mesa e ali bebemos o Vinho do Porto e, o bolo Rei que está a fazer água na boca enquanto escrevo e penso no sabor, fresquinho, acabado de fazer, amarrado às costas e ao Camelbak do Carlos Pereira. No fim arrumamos a mesa, pusemos os bancos no sítio e levamos o lixo.
Agora era praticamente sempre a descer por meio de muita pedra, regos, raizeiros escorregadios e umas valas maiores que a bike, mas sempre em cima…


O grupo Kedasbike agradece à Famidoce pelo patrocino do bolo Rei.