domingo, 22 de maio de 2016

22-05-2016 1º Passeio à Bifana

Clica na foto para aceder à galeria

Foi no passado dia 22 de Maio que se realizou o 1º Passeio à Bifana, Passeio de BTT com cerca de 25 km, com concentração na Escola D. Maria II, em Gavião. Uma organização da Associação Milho Doiro, pelos seus Kedas Bike, com a ajuda especial dos amigos dos Calcando Pedal, que foram os responsáveis pela escolha do percurso.


Com partida marcada para as 9h00, compareceram perto de 60 betetistas ansiosos pela partida. 
O percurso mereceu rasgados elogios de todos os participantes. No final, foram servidas as tradicionais bifanas. 




Restantes vídeos
https://www.youtube.com/results?q=kedasbike+22-05-2016+1%C2%BA+passeio+da+bifana

sábado, 14 de maio de 2016

14-5-2016 NGPS Ponte de Lima

Clica na foto para aceder à galeria

Mais uma viagem só… Já vão sendo algumas e não me arrependo de ter ido a qualquer uma, há sempre alguém que vai aparecendo com o teu ritmo. Ou então vais saltando de grupo em grupo.
Cheguei a Ponte de Lima pelas 7.20h, estacionei e logo a seguir estaciona o Mário de Braga ao meu lado. Pensei logo, já tenho companhia. Preparamos as bikes e fomos levantar os dorsais. Arrancámos pelas 7.50h pela ciclovia junto ao Rio Lima pondo a conversa em dia. 8km bem medidos de plano sem dificuldade.
Com previsão de aguaceiros, eram as giestas que se portavam como nuvens largando a água acumulada nas suas folhas no trilho estreito. O nevoeiro que me tirava o oxigénio ajudado pela minha transmissão gasta. Já estava com más sensações, e parecia que estava todo roto… raio de nevoeiro, que além de proibir a visualização da paisagem não deixava o meu amigo oxigénio aproximar-se dos pulmões…
Aos 30km fomos dar uma volta e visitar a capela de S. Cipriano. Na descida, o famoso eucalipto atira bttistas ao chão, lá estava ele deitado à espera… e atirou o Mário ao chão, mas sem mazelas.
O pico da Nora já se avistava, e tb o transito no gps!!!? Bttistas para cima e outros para baixo, interessante, e todos a escolher a melhor parte do terreno clicável. 2km a subir com 150m+. A paisagem forrada a nevoeiro deixava pouco para apreciar. Descer o quanto antes por onde tínhamos subido, mas a descer foram mais generosos e a descida prolongou-se. Entramos num ST de Enduro onde o oxigénio estava a ganhar ao nevoeiro  deu para ganhar mais animo. 


 

Depois da descida da Serra da Nora, o Luís Martins juntou-se ao grupo. O próximo marco era o km 45 para ver de que era feita a subida apresentada no gráfico, e não foi nada agradável. 4km de alcatrão puro e duro com 370m+, não havia nada para descansar o olhar, nem uma pedra para nos desviarmos, era pedalar e ferrar no avanço para a bike não levantar a roda da frente. Devia ter levado um antidepressivo para fazer esta subida, e no fim um psicólogo para falar sobre assunto. Subida do C”#$%&O. E com o nevoeiro, já me esquecia de mencionar mais esse C#”$%&#. Ao nosso grupo e à nossa média juntaram-se mais dois colegas até ao fim, já eramos um pelotão com 5 unidades. Um dos novos colegas já empenado só a segurar o guiador com uma mão, calca uma pinha, desvia para uma pedra e… esbardalhou-se, mas sem consequências. O cansaço faz baixar a guarda. 
 

 

Uns 8km na crista da Serra da Boalhosa num sobe e desce constante, mais um ST fantástico recortado encosta abaixo, serpenteando vegetação rasteira. Um espetáculo calcar este carreio de 30cm de largura em algumas zonas. Tb havia nevoeiro… mas eu estava a ganhar a guerra. 

 
Mais uns sobes e desces, e com a ajuda dos desces fazias os sobes sem dificuldade nenhuma, e foi a rolar praticamente assim até ao fim, onde já só olhavas para o trilho a descer, mas o gps é que manda, e “obriga” a voltar para trás. O entusiasmo era tanto, de tanta boa descida, que foi uma beleza de fim de percurso.



Restantes vídeos

domingo, 8 de maio de 2016

8-5-2016 Maratona de Famalicão (Amigos do Pedal)

Clica na foto para aceder à galeria
Este ano cá no burgo, foi a maior participação dos Kedas na maratona de Famalicão com cinco elementos.
Nagy por lesão não participou, ficou o Nelson de fazer boa figura com o dorsal dele. Rocha, Tony, PedroS e Rui foram os restantes Kedas.
Colocados todos na 2ª gare da meia maratona, e juntinhos até chegarmos aos trilhos (era a ideia inicial). O que não aconteceu. Logo no arranque o Tony ficou encandeado pelo fumo dos pneus derretidos no alcatrão, ficando para trás. PedroS e Rocha na frente, uns metros atrás o Rui e Nelson.
Os trilhos apareceram e as filas indianas começam a esticar as diferenças dos Kedas. Nos primeiros 10km, os da frente ainda se iam avistando, mas começando a dureza na subida em Requião e com morfologia dos trilhos, os avistamentos na frente acabaram.
Até aqui o percurso era bastante rolante sem dificuldade de maior, o que dava para aquecer bem e esticar os bttistas. 


O verdadeiro btt começou pelo km 15 com algumas dificuldades nas subidas, pela inclinação e pelo aglomerado de bttistas a tentarem subir da melhor maneira que conseguiam.
Os ST aparecem e dão para entusiasmar até ao reforço, a melhor parte do percurso.
Enquanto reforço o estômago vou vendo se aparece uma alguma camisola dos kedas. Não aparecendo vou colocar mais intensidade nos cranques. 



Mais intensidade, igual a mais desgaste, e a 10km do fim apareceram as cãibras. Umas subidas ao lado da menina e cortar a meta. 


No final, falando com os restantes kedas, todos sofreram do mesmo, as cãibras para quem não treina são sempre bem vindas, é sinal que estás a fazer algo mal.
Ou treinas pouco, ou défice de alimentação, é escolher entre estas e outras, e há muitas…


Restantes vídeos