Clica na foto para aceder à Galeria |
Os Kedas foram convidados para este convívio anual, ao qual o Carlos Pereira, Mendes, PedroS e Joel compareceram juntamente com mais alguns convidados, para degustar um sarrabulho a Ponte Lima, via Caminhos de Santiago por Braga.
O ponto de encontro para os Kedas seria no apeadeiro de Mouquim às 8.30h. Os Biclas em Nine. Ao entrar no comboio já lá estava um dos convidados, e assim já eramos cinco, com cinco bikes. Ao chegar a Nine acresce mais doze entre Biclas e convidados no total dezassete biclas.
Chegados à Sé de Braga foto da praxe e arrancamos seguindo as setas amarelas, um percurso maioritariamente por estradas secundárias e com pouco monte para os pneus se sentirem mais confortáveis. Como estamos em época de chuva lá fomos levando com alguma. E já se ouvia chamar pelo Zé.
A tradição manda que cada um leve uma garrafa de vinho, ou enchidos, rissóis, panados, etc… e como este ano, o Zé não podia ir por ter sido submetido a uma cirurgia, propuseram-lhe tratar do lanche da manhã (bela forma participar). Andou nas provas durante a semana. Provou a moela da Noémia e gostou, mandou fazer três doses para nós provarmos também. Juntou-lhe mais umas doses de panados e algumas chouriças para assar com água ardente (como da praxe), cinco roscas de pão (mais as que saíram dali, durante o dia).
Já a chegar ao ponto de encontro encontramo-nos com o Zé que vinha de Barcelos, e a partir dai ganhamos todos fome e sede.
Encostamos as bikes e a azafama começa, com todos a bulir. Uns a fazer sandes com micro rosca só para segurar o panado. Outros a fazer kebabe de moelas (tradução: tirar o miolo à rosca, deixar o fundo e com um copo a servir de colher encher o buraco com moelas).
Falamos dos ausentes, ao que os biclas perguntam pelo “o gajo que fala alto como #$%$%#” ao que o Joel apontando para a cintura dele diz “ aquele pequenino que me dá por aqui?” risada total…
O nosso cozinheiro Tendências, aos anos que anda nisto levou uma eternidade para por o fogão a assar as chouriças. Tem que ir a formações mais especificas “COMO POR ÁGUA ARDENTE A ARDER PARA PODER ASSAR CHORIÇAS QUE TRAZEMOS”. Após uma formação rápida do PedroS ele lá entendeu.
O Carlos Pereira carregou a garrafa de casa (não viu o mail a dizer que não era para levar nada) mas foi a primeira a morrer, juntamente com dois meninos de 5 anos.
Fizemos um brinde demorado de copo cheio, acho que ninguém sabe a que se brindou. Mas era um brinde com sentimento sentido, pela cara dos presente, era mesmo com sentimento.
Agora só faltava metade do caminho para Ponte de Lima e depressa lá chegamos. Entramos na praça onde está o touro, “e que belas pernas tinha aquele touro”, fomos procurar o Zé, que o encontramos logo. Arrancamos de seguida para o restaurante.
Com mesa marcada para 13.00h, chegamos uns quinze minutos atrasados e ficamos sem a mesma. Para matar o tempo encosta a barriga ao balcão e Martini com cerveja até a mesa ficar livre.
Já todos acomodados chega o nossa arroz de sarrabulho, mas há pessoal de Lisboa que teima que estava a comer peito de frango com um pica no chão. “estás engando é um porco que Focinha no chão, é parecido, mas um põe ovos e outro come bolotas”. No fim o famoso leite creme.
Na saída do restaurante e já montados nas bikes, já se via alguém a pedalar como as cobras em zig zag e outros tiveram de se amarrar à carrinha do Zé para fazer as subidas. Como havia ritmos diferentes, os que iam à frente esperavam sempre no fim das subidas. Já a chegar a Barcelos os mais rápidos ou os com mais pressa desapareceram. Nesta altura o grupo ia perdendo elementos, uns para a estação de comboio, outros para casa.
Chegamos nove a Pereira Barcelos, seis ainda foram para o tasco beber umas poçadas.
Por fim fomos convidados para uma sardinhada. Perdemos mais um, fomos cinco.
Durante a sardinhada já estávam como uns congros, uns mais que os outros. E aparece a pergunta “consegues dizer dábio dábio dábio, ponto iuuu, iuuu, uii iutubeeeeeee” tradução – www.youtube.com - https://www.youtube.com/watch?v=BaANltPsk1k
PS: Rescaldo longoooooo? É que foram muitas horas das 8.00h às 21h.
Sem comentários:
Enviar um comentário