segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

04-12-2011 - Passeio a Ponte de Lima com os Biclas08‏

Clica na foto para aceder à Galeria
Depois do jantar dos Kedasbike levantar foi um castigo, ainda tinha metade do corpo anestesiado e o lado esquerdo das costelas com dores. Como não sabia se ia ter companhia para ir até Pereira Barcelos ao passeio anual dos Biclas08, ( Pereira - Ponte de Lima - sarrabulho – Pereira) tinha já metido de véspera a minha bike desmontada na mala para arrancar logo que conseguisse por em pé. Envio um SMS ao Carlos Pereira para ver se vinha ou não, este não me respondeu e dava mensagem não entregue. Abro a porta para ver como estava o tempo e já vejo o carro dele a passar com a bike em cima. Pronto, não vou ser o único empenado e ressacado a ir.(claro que pensava sempre no PedroT, anda sempre na zona por isso teria sempre companhia)

Chegados a Pereira já lá estava o Américo, Ricardo, Zé, Álvaro, Manel e o Carlos. Cumprimentamos o pessoal e começamos a ver quem levava o quê para o reforço da manhã entre garrafas de vinho e enchidos e não esquecer o saca-rolhas. Mais tarde chega o Fernando, o António e o PedroT. Feita a contabilidade 8 garrafas de vinho uma das quais vinho branco maduro e uma Litrosa de cerveja, uns 3 kilos de enchidos entre salpicões, presunto, chouriça de sangue, de cebola e alho (dasse).

Tomamos café e pequeno almoço para quem não teve tempo (eu). Ao sair do café foto da praxe . O tempo parece não querer ajudar e cai umas gotinhas, mesmo assim arrancamos pelos caminhos de Santiago, dois quilómetros à frente nova reunião (a chuva estava a chatear mais um pouco) vamos ver se vamos ou não para Ponte de Lima. Uns queriam continuar outros fazer uma volta mais pequena, lanchar e acabava por ali. Mais ou menos a votos, decidimos continuar até ao centro de Barcelos para ver como o tempo estava, como abrandou lá seguimos até Balugães onde “acampamos” na Ponte das Tábuas.

Toca a por a artilharia toda em cima da ponte, nove morteiros, 2 broas, enchidos, recipiente próprio para assar as chouriças e água ardente para 11 atletas de topo. Começava o nosso arraial Bicleiro.

Ao ver aquela quantidade de comida e bebida pensei que nem metade fosse consumida, puro engano, estava no bom caminho para desaparecer tudo.

Como a Ponte das Tábuas é um local muito procurado pelos BTTistas e caçadores foi ver o pessoal incrédulo a ver tantas garrafas já tombadas e o assador a trabalhar.

Como bem educados que somos oferecíamos ao pessoal que passava. Em 30 que por ali passaram só um deu um trago no vinho, entre caçadores e BTTistas, outros foram comendo algumas rodelas de chouriço. Não sobrou nada, apenas a Litrosa de cerveja que não estava fresca e não se abriu. Mas vai connosco e pedimos para a por no fresco e bebemos na vinda.
Para o final apareceu um grupo de 5 BTTistas e pusemo-nos a conversar mais ao pormenor, eles não acreditavam muito que depois de beber aquele vinho todo e comer enchidos ainda íamos a Ponte de Lima comer o sarrabulho fresco e vir a pedalar outra vez para Pereira.
Ainda lhes disse que nós tínhamos aquele aspecto mas que andávamos muito de bike e rápido. Continuaram com dúvidas, venham connosco e verifiquem. Não quiseram, para ficarem descansados disse-lhes que íamos tirar umas fotos no restaurante Borges e no caminho tirávamos algumas em pontos mais conhecidos para depois verem no nosso Facebook Biclas08.
Chegamos, estacionamos as bikes tiramos os impermeáveis, luvas e capacete e penduramos num estendal coberto para quando fossemos embora estivessem mais confortáveis.
Entramos para o lado do fogão de sala, quentinho que estava ainda dava para tirar mais roupa e por a secar onde conseguíssemos pendurar.

O arroz estava divinal, segui a receita do Zé e só comi praticamente arroz, mas não consigo comer tanto como ele (vá comer arroz ao c*****o) a acompanhar com vinho verde branco passei para tinto e para cerveja intercalando com vinho tinto verde bem bom, sobremesa leite creme queimado com colher XXL e travessas com direito a lambidela, no fim café com cheirinho. As mesas vizinhas nunca tinham visto uns BTTistas com tanta sede e fome.


Arrancamos pela estrada Ponte de Lima Barcelos, que praticamente sobes, sobes e sobes fomos ao ritmo que íamos encontrando mas sempre esperando uns pelos outros. A Litrosa ficou lá, a Sra esqueceu-se de a meter no frio. Mas não há problema, já estávamos a falar num vinho “verde maduro” que nasce em Pereira que é uma categoria, deu 800 litros e 750 estragaram-se, sobraram os 50 litros de vinho “verde maduro” que íamos provar, e lá fomos.

Clica na foto para aceder à Galeria

Chegamos a Pereira de dia, que era a nossa ideia porque os dias são mais pequenos e lá fomos beber o famoso néctar eu provei e passei logo o copo, mas ouve quem gostasse, era um género de petróleo verde maduro (estou a falar da cor).

Estava a ficar tarde para andar de bike sem luz e começamos a despedir, mas alguém ainda com sede (Carlos Pereira) diz para irmos beber uma poçada (cuba). Fomos quatro, Carlos Pereira, Pedro, PedroT e Américo. Foram duas para cada um, como ainda estávamos molhados e a beber uma bebida gelada, ficamos como a bebida completamente gelados e cheios de álcool.

No fim um banho de tirar a pele e evaporar algum álcool voltar a comer beber e ir dormir
Vê o vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=cNWz7kax6Fw

Para o ano há mais…

Sem comentários:

Enviar um comentário