segunda-feira, 21 de maio de 2012

20-05-2012 - 4ª Maratona de Famalicão


Clica na foto para aceder à Galeria
Num evento tão importante no nosso conselho, senti-me em obrigação de representar o nome da nossa equipa “Kedasbike” para quem não nos conhece.
Se havia Domingo que não me apetecia andar, foi este, não sei por quê, talvez os “exageros” de Sábado, quem sabe. O que é certo é, que na hora marcada encontrava-me na meta juntamente com mais de mil entusiastas. 



Comecei com vontade de fazer os 80km da maratona, mas rapidamente me apercebi que deveria apenas me concentrar nos 40km porque não ia haver pernas para muito mais, os trilhos estavam alagado, muita lama, fazia lembrar uma célebre prova, “Os moinhos” em Barcelos em que tirando a chuva e vento constante, os terrenos estavam idênticos. 
Como é de esperar neste tipo de eventos onde tem um elevado número de participantes, o início de subidas no monte em “single track” eram extremamente complicadas porque como afunilava tínhamos que ficar parados à espera de vez para avançar, e cheguei pelo menos por duas vezes a ficar parado durante alguns bons minutos. 



O percurso estava muito bem marcado, e era muito equilibrado, com algumas subidas (penso que não eram muito exageradas), mas a maior parte era em plano, e com algumas descidas técnicas ao nosso gosto, mas que infelizmente tive sempre o azar de ter gaijos à minha frente que namoram os travões, não podendo assim soltar a toura como gostaria. Houve até um incidente no topo de uma subida quando o fulano à minha frente assustado com um rego estanca precisamente no momento que começa a descer, e claro como não acendeu os “stops” acabei por chocar com meu pneu contra o dele e passei por cima da toura caindo uns metros mais à frente com ela por cima de mim, foi necessário a ajuda de dois Espanhóis que vinham na minha retaguarda para desencaixarem um dos meus pés do pedal. 



A partir daqui, como já estava convencido que apenas ia fazer os 40kms comecei a andar um pouco mais depressa, recuperando imensos lugares, até que mais ao menos ao km 35, cruzei-me com o Nagy, e praticamente viemos sempre juntos, passando pelo famoso túnel que tinha duas rampas de acesso, foi um momento muito bom, depois acabei por me atrasar em algumas ultrapassagens e o Nagy acabou dois lugares à minha frente. Onde deu para ver que mesmo a meia maratona foi muito puxada, foi a partir dos 30kms, quando comecei a ver muitos concorrentes deitados, sentados e de pé a esticar os músculos por causa das caibras, e felizmente desde que comecei andar regularmente e a beber mais agua não tenho sido atacado por este fenómeno do esforço físico. 

Foi uma prestação modesta, cheguei em 327 com 3H e 17m, mas foi o que se pôde arranjar, e mesmo que quisesse ir aos 80km não podia porque só deixaram seguir quem acabou a meia maratona até ao meio dia, (significava acabar com cerca de 2H e 30m) por isso muitos que se inscreveram na maratona não a fizeram.   
Deixo aqui um apelo, para o próximo ano temos que levar a tropa toda. Vejam o exemplo dos Gaviões, correm, mas também se juntam em massa para andar de bicicleta.


Sem comentários:

Enviar um comentário