terça-feira, 28 de julho de 2015

11/12-07-2015 NGPS Mesão Frio (alvorada)

Clica na foto para aceder à galeria

Rocha e PedroS foram fazer um lanche ajantarado para participar no NGPS de Mesão Frio, e logo ai começa o atraso em relação aos preparativos para o arranque.
PedroS chegou 40 minutos atrasado ao ponto de encontro, (já tinha avisado ao sair do tasco que estava atrasado).
Quando chegou a casa do Rocha, este já tinha acamado a bike dele na carrinha do Ângelo, tb ia participar, e para adiantar fomos pela A3 em vez de seguir pela A7, problemas com o A.
Chegamos a tempo mas tivemos de carregar no acelerador.
Já no ponto de encontro vemos o Vasco e o Mário (de Braga), arrancamos os cinco com o intuito de chegar ao cimo da Sr da Serra palas 4.30h, num ritmo lento qb, ajudado pela altimetria 28km 1400+ de acumulado.
A chegada ao cimo foi feita sempre por estradões de terra e algumas estradas, sem dificuldade técnicas de maior, deixando a última fase da subida final o esfolar do rabo da cabra, para quem carregou o track no GPSIES, o outro era mais acessível. (não se entende como são enviados dois track para o mesmo percurso com algumas diferenças).
Na ascensão à Sr da Serra só o Ângelo é que andava no elástico ora à frente ora a trás, depois de ter tomado uma granada de mão e lhe ter explodido o estômago foi ficando para trás.
As baterias para a iluminação chegaram e sobraram para o ano, não foi necessário muita iluminação para subir e descer estradões. Nos últimos dois anos achei a nocturna mais interessante.
Agrupamos no topo e fomos petiscar e fazer horas para ver a famosa alvorada. Não tivemos sorte com a escolha da barraca, a comida confeccionada era uma desgraça e só a cerveja é que estava boa.
Fomos ocupar o nosso lugar no anfiteatro natural para ver o nascer do sol, a alvorada já estava a começar. O Ângelo este ano estava a fazer de Jardim, com o pescoço a não aguentar a cabeça e esta sempre a cair. O tempo não estava tão frio como nos últimos anos. O Rocha não precisou de comprar uma toalha de praia de gosto duvidoso para a sua colecção para tentar dormir, enroscou-se num arbusto para o tentar, mas a bebedeira do sono só o fazia dizer disparates.


Começa o festival solar e este arranca da terra como uma rolha de champanhe, logo, sai totalmente dando a partida para a descida.
Na descida fomos encontrando muita gente a pé e em grupo, muitos carros, não deu para curtir muito a descida, mas foi-se fazendo.
Parámos para atestar o pneu da frente da bike do Vasco, e o Ângelo avisa que vai indo, (para a frente do elástico). Ao atravessarmos uma aldeia a descer o track mandava virar à direita, o Ângelo deve ter ido em frente. Soubemos mais à frente que se tinha perdido, depois de ter descido alguns km e nós termos feito o inverso, o melhor foi ele encontrar o track mais à frente ou rumar a Mesão Frio.


O amanhecer estava bem quente e às 8.00h com as dificuldades das subidas o calor estava a tornar-se tórrido e todas as sombras eram aproveitadas. Pára-mos para trocar de roupa e usar a mais fresca que trazíamos. (apanhamos uma subidinha curta mas P”#%& que a P&%$#)


Mais à frente sabíamos que ainda tínhamos uma SUBIDA com letras grandes. A aproximação à ultima dificuldade estava a ser apresentada pela magnifica paisagem. O amarelo torrado era a cor predominante, pintado pelo sol madrugador, com coloridos ponteados a verde, no cimo os moinhos de vento do Don Quixote de La Mancha “pensava o Rocha” não sei se era das alucinações mas estava a dar-me gozo fazer esta subida, nas calmas, a apreciar tudo o que os olhos alcançavam, não pensava na dificuldade, só na beleza da natureza, e apreciar… apreciar. 


Agora tínhamos muita descida para fazer e o Mário ficou preso num furo, o Rocha aproveitou para andar a fazer marcos geodésicos na planície onde nos encontrávamos.


Descer até ao Rio Douro, deixando para trás quintas de vinhedo onde o sublime néctar vai absorvendo partículas do nosso btt em socalco. A vista paisagística é de uma beleza tal que não sei como havia gente cansada, as vistas afagavam as dores das pernas e do sono. Descer por entre quintas com muros altos com calçada toda torcida e não muito larga, deu para animar a malta.
Foi um excelente passeio diurno com +-62km com +-2400km +

Sem comentários:

Enviar um comentário