sábado, 3 de fevereiro de 2024

3 de Fevereiro 2024 Centro de BTT – Quadrassal percurso preto Mirandela

clica aqui para aceder à galeria

Este percurso foi o pretexto escolhido para no fim jantarmos no restaurante Maria Rita em Romeu.

No track CCP Quadrassal -P9 Preto com 58km e 1735+ de acumulado não conseguiríamos chegar a horas do almoço e teríamos de esperar muito tempo para o jantar. Andamos a pesquisar se apontávamos as bikes para a Serra de Bornes, mas só aparecia alcatrão, optamos por esticar o percurso até Macedo de Cavaleiros.

Rocha, Pedro Faria, PedroS e Miguel Martins ligavam o GPS para Vale do Lobo Mirandela para o centro de BTT de Quadrassal.

Estacionamos os carros e mudamos de assento do carro para selim das bikes, às 9:00h já andávamos com o nevoeiro como companhia. 8km e tivemos de fazer uma inversão de marcha, um ribeiro maior sem ponto de atravessamento sem nos molhar e ainda estamos em fevereiro. Um ajuste em alcatrão até à Barragem de Vale de Madeiro, quando voltamos ao track fizemos a ligação até onde o ribeiro não nos deixou atravessar, porque track é track.

Apreciamos a barragem para depois entrar nos trilhos decorados com sobreiros em trajes menores e os apontamentos de verdes tornavam-se predominantes em algumas zonas.

O percurso era muito bonito e divertido sem partes chatas, só o acréscimo que colocamos é que foi insipido, não veio acrescentar grande coisa, só km e acumulado, mas se não o fizéssemos não sabíamos.

Ao passar por Romeu, a aldeia do restaurante Maria Rita, fiz um voto de abstinência e deixei de comer barras e essas coisas doces, só bebia água para me guardar para a festança.

Continuávamos a passar por arvores grandiosas, umas carregadas de líquen, este musgo só nasce onde o ar é puro. Estávamos em boa zona.

De Romeu até ao centro de BTT, ainda eram 13km de muitos trilhos rápidos e curtas subidas que se fizeram num instante. Terminávamos pelas 16.40h. Lavar as bikes e tomar banho no centro de BTT por 0€, excelentes condições.

Depois foi procurar algum tasco e esperar pelo jantar, o que foi uma grande imbróglio, todos os que vimos não tinham nada para comer ou estavam fechados e só abriam às 19:00h. Ainda fomos a três, mas não tivemos sorte, ligávamos à Maria Rita e eles só abriam as portas às 20:00h. Sem ter o que fazer, fomos matando o tempo em alongamentos e faladura.

Olhávamos para o relógio a cada 5 minutos até às 20:00h, depois foi entrar no ambiente da degustação e conforto da lareira. Que belo dia passamos à volta da bike e da mesa.