sábado, 20 de outubro de 2012

20-10-2012 | Manobras XII

Clica na foto para aceder à Galeria
Como combinado este sábado fomos participar em mais uma edição do manobras, ás 8.10h já estávamos no local do costume (Mendes, Tó , Carlos Pereira, Pedro Silva, Sílvio e o Ginho).
Segundo organização estava há nossa espera ± 65 km com 1400m de acumulado. Com partida às 8.45h íamos ter que dar certinho, porque ás 15.30h começava em Gavião o 2ª passeio de cicloturismo feira das colheitas organizado por nós (kedasbike).
Hora e local marcado lá estávamos prontinhos para dar inicio à partida. Estava lá o César amigo do Sílvio e ainda houve tempo para por a conversa em dia. Lá partimos, quem levava o GPS ? O Mineiro! Já todos se questionavam se iam chegar ao fim, quando no primeiro desvio o GPS se enganou, sim o GPS, porque o mineiro não se engana.


Ia ser um dia de risota, lá fomos em direção Trofa, Santiago de Bougado, vilarinho (vila do conde) a um ritmo de passeio, porque o colega (César) do Sílvio estava a ficar todo desmontado a juntar às 3 cambalhotas que deu numa das descidas e já estávamos a ver que nos ia abandonar. Quase a chegar a Vilarinho (Vila do Conde) resolveu ir embora pela estrada. (já estava todo desmontado, mas não era o único).
Bem, íamos ter que dar ao pedal se queríamos estar a horas em Gavião, mas o Mineiro também já estava todo desmontado. No arranque, e como estava um pouco de frio o Tó apareceu vestido como se fosse prá neve, e andou assim praticamente o dia todo. Só mais lá pró fim com o Pedro a moer-lhe a cabeça e que foi tirando roupa, e claro ia a engonhar! Engonhar…! Onde arranjei esta palavra! Nem eu sei! E afinal o que quer dizer engonhar? Para mim era “nem andava nem deixava andar, ir a pastar! “ mas após uma busca exaustiva encontrei a explicação, porque tudo aconteceu após nos termos cruzado com uma ave rara na berma da estrada.


Segundo o dicionário Língua Romontica Portuense diz “Engonhar - Andar três meses a ber se dá uma de borla. É necessária muita persistência, muito amor ao dinheiro e non gostar muito, para esperar tanto!” Está aí a explicação para o que se passou com o mineiro.
Já repararam que ficaram uns km´s por fazer ± 12km porque já não havia tempo. O Mendes e o Mineiro cortam em Balazar , lá o Mineiro ainda conseguiu arranjar tempo para saborear uma cola demoradamente no café só faltava a espreguiçadeira e o vizinho à espera, ora assim está bem… afinal até nem tínhamos pressa!!!  O Pedro, o Carlos, o Sílvio e o Ginho seguiram e fizeram o percurso quase todo, ficou a subida da Santa Catarina para uma próxima vez. 


Para o final conta quem viu o Sílvio (aquele que nem faz parte do grupo como diz Nine) já pedia a todos os santos e santas para o irem buscar mas teve que sofrer até casa, para a próxima junta-te ao mineiro a beber cola na rotunda de Balazar mesmo virado para a santa.
Empenados do dia César amigo do Sílvio, Tó e Sílvio que belas caras tinham eles na altura do empeno.

Às 15.35h lá estava-mos para o nosso cicloturismo.


Sem comentários:

Enviar um comentário