sábado, 17 de setembro de 2016

17-09-2016 NGPS Penacova (Bussaco)

Clica na foto para aceder à galeria

NGPS centro, Penacova, já estava decidido participarem os KEDASbike neste passeio. O Rocha a meio da semana saiu do grupo. Nagy, Pedro Faria, PedroS mais um amigo Miguel Martins, juntou-se o Mário que veio de Braga e arrancamos em direção a mais um NGPS. A previsão do tempo era bem agradável para o passeio. Chegamos a Penacova rodeada de nevoeiro e assim mesmo arrancámos pelas 8.30h já em cima da nossa companheira,… de montanha.


Começamos por uma descida acentuada com a ideia que a parte final, de volta a Penacova, ia doer.
Subir até aos moinhos de Gavinhos, que avistávamos cá de baixo e juntávamo-nos assim a D. Quixote de La Mancha para a conquista do monte, lutando contra os moinhos de vento.


Esta batalha estava ganha, faltava a conquista de outro posto de moinhos de vento. Descer aos solavancos deixando a arma emperrar em alguns sítios, e deixar a mesma cair quando menos se espera, onde outros já se levantavam.


Continuávamos a avançar em direção aos moinhos de Portela de Oliveira, estes mais altaneiros e alguns recuperados, dando mais beleza à conquista. Uma descida simpática para logo entrar em ST a subir levemente, como quem chama pela avozinha. Não era muito acentuada certamente entre jovens pinheiros, e pedras velhas e lá fomos rolando até entrar num estradão para fazer km pensava eu de que…

 

Engano meu, voltamos a subir como no último parágrafo, com algumas alterações. A subida era mais acentuada e os pinheiros adultos. “Bela descrição Pedro” a descida em terra mais “fofa” (sim, sei do que estou a falar, experimentei) com verdadeiros ganchos de 360º a descer, cheguei ao último gancho já com pouca força, e pela 3ª/4ª vez desmontei rápido. O Faria todo entusiasmado atravessa a rua e continuou trilho abaixo até se aperceber que o “track desapareceu” do gps e voltou com a bike às costas. Mas curtiu a descida e isso é que conta.
Preparar o corpo para a subida mais longa do dia e atingir o ponto mais alto do percurso a 550m, 10km para subir 400m+, nada de dificuldade e os trilhos bem decorados com a vista a pousar nos montes mais longínquos. Tb tivemos passagens em tuneis de austrálias (julgo eu) para arrefecer um pouco o corpo.


Chegamos ao topo do Bussaco para sermos presenteados com descida em ST de enduro até ao obelisco. Fantástico este trilho, mais um que a organização nos ofereceu.
O calor vai apertando e o racionamento de água no grupo é geral, só o Miguel é que vai depenando todas as árvores de fruto que vê, e assim ingerindo mais líquidos. Na aldeia de Lourinhal encontramos uns tanques de água onde enchemos os camelbak e bidões, em boa hora o fizemos. Entravamos na zona mais rápida do percurso onde se fazia os km mais rápidos.



Estávamos agora a atravessar a barragem para fazer 10km ao longo do Rio Mondego, o primeiro encontro com o rio foi deslumbrante. Um espelho de água fantástico a convidar para fazer um piquenique, e no fim dormir uma sexta. Era mesmo o que apetecia…
A ponte é uma passagem, prá outra margem. E esta era de madeira com vista para o alto de Penacova. Com os km a acabarem já só pensava em teleféricos, elevadores, escadas rolantes e outras coisas tais. Nem me quero lembrar da subida da escola. Era larga, muito larga… e subia… subia e as pernas gemiam. Esta subida dassse….


Restantes vídeos




Sem comentários:

Enviar um comentário