segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

26-02-2012 - Rescaldo de Domingo



Como vem sendo habitual perto das 9.00 horas os 10 kedas que apareceram partiram com o objectivo de fazer o percurso do manobras.

Com o César na dianteira, estrada da Póvoa… já com o pessoal a queixar-se, oh chouriço vamos fazer estradas !!!!!! o chouriço ouviu e lá virou para a ciclovia.

Finalmente começamos o percurso, 10 minutos depois a primeira baixa do dia o Sílvio partiu o dropauto e foi-se embora, tinha que ir trabalhar cedo………… continuando pelo Monte Santa Catarina, com umas quantas descidas. Quando chegamos a vilarinho 2º baixa, o Miguel gastou as pastilhas todas a descer, ficou sem pastilhas, Oh Miguel solta a pomba assim não gastas pastilhas, e foi-se embora……também tinha que ir trabalhar cedo…….  E o mineiro que sai de casa com um furo e passou a manhã a encher o pneu, mais uma ave rara, o vizinho que espere enquanto este enche o pneu, até perdi a conta, agora mais cameras é que não, dasse.

O nosso caçador, O Ripe é que já não estava a ver bem o César, este a buzinar-lhe os ouvidos “queres que te puxe”  o Ripe cansadinho afinal já não andava a um tempinho,  bem o caçador já só via javalis a saltar, pois quando não aparece, vai a caça do javali …. já dizia, soltem o javali para dar um tiro no animal!!! calamos já o animal.

Mais uns quilómetros novo dropauto partido… e quem será o pai da criança… só podia ser o Joel, ainda pensamos potencia a mais, mas não, desta vez não teve culpa, só falta saber quem deixou ali aquele pau, deve ser bruxedo … bicla de pernas para o ar, com o nosso serralheiro mais conhecido por Mineiro a tomar conta do caso e do filme para por a bicla em single speed, meia hora passa e nada … Teve que ir o Mendes resolver o assunto, já estava tudo preparado para fazer lá um piquenique.

Chegados a estrada mais duas baixas o Joel e o Ripe seguiam para casa, tinham que ir matar o animal….. Seguindo, mais 500m, nova baixa, o César que tinha escapado de levar um tiro, mas não escapou de partir a escora, ainda chamamos pelo Ripe mas nada, o Ripe também já lhe tinha dito  “ se avariares não espero por ti…”.

Depois da choradeira do Victor, sem saber o que fazer, abandonava o Tio ou seguia em frente, resolveu abandonar o tio, pois é… já foste….. com o aproximar da pascoa o folar é que também se foi, mas pronto. Lá seguia o César sozinho o caminho do Joel e do Ripe mas bem atrás!!!

Atenção não é só desgraças, a Serralharia Vilas Boas esta semana, vai ser só facturar, tem 5 dias para soldar uma escorra e dois dropautos e refazer a corrente do Joel que ficou toda retalhada, com esta crise à que aproveitar.

Até para a semana, venham todos para ver como ficaram as soldas, não se esqueçam, hora do costume….8.30H

Restantes videos aqui:


http://www.youtube.com/watch?v=J5iBjMUconU&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&index=1&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=zFK6HDivGxg&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&index=2&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=TCbcfiDGo1M&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&index=3&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=d642OtkWatg&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&index=4&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=2lmN8FyHBSQ&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&index=5&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=wTF_ovpGZcw&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&index=6&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=GlrtVKjr1Es&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&index=7&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=f9WmRs3KwXg&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&index=8&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=xu-0dQ3NaKs&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&index=9&feature=plcp

domingo, 26 de fevereiro de 2012

25-02-2012 - Rescaldo da RR80


Clica na foto para aceder à Galeria

Com o esqueleto deitado na cama cinco horas, e de dormida umas quatro, levantei-me às 6.10h da manhã para ir à Rota do Românico 80km com acumulado de 2200+ em Paços de Sousa em Penafiel.

Fui com o Miguel Martins (MM) e o Miguel Gonçalves (MG). Saímos de Famalicão às 7.15h e às 8.00h já estávamos a levantar os dorsais para partir às 8.30H.

Depois de um breve briefing partimos, era um passeio orientado por via GPS e em autonomia, e a carimbar o passaporte da RR nos monumentos onde íamos passando.

Logo no 1º quilometro a suspensão do MG estava em baixo com falta de ar, falamos com o grupo organizador KUNALAMA para ver se conseguiam arranjar uma bomba de suspensão. Disseram-nos para esperar pelo último KUNALAMA que vinham a fechar pois traziam uma. Lá ficamos para último, mas a bomba também não vinha na última fornada.

 Após uns telefonemas entre KUNALAMAS, disseram-nos que iam arranjar uma mais para frente, vamos andando até aparecer outros KUNALAMA que estavam à nossa espera com a bomba. (gajos muito prestáveis a tentarem sempre resolver problemas que iam surgindo 5*****)

Mais à frente o MM parte a corrente (ainda não tínhamos feito 5km) estávamos numa média de quase parados, para ir para os 80km tinha que a sorte mudar e pedalar mais.

Depois de ter enchido a suspensão, aparece logo o 1º ST, mesmo a calhar para animar um pouco, e levantar a moral.

O 1º terço do percurso era bem duro com muita pedra solta a subir e a descer com umas paisagens ora áridas, ora picos montanhosos ao longe, a prever que ia ser um passeio a não esquecer dadas as imagens naturais, bem como o empeno que se ia anunciando.

Paramos para abastecer água duas vezes nos tanques por onde passava o percurso e refrescar um pouco, estava bem quente para esta altura do ano. 

Já estávamos a chegar à separação dos 80km ou 60km e precisava de abastecer a mochila. Fomos ao café pedimos e… MG lembra-se, onde deixei os meus óculos? Olhamos para cima do balcão para ver se os tinha deixado ali, mas não se via nada. Começa ele – se calhar deixei no tanque onde estivemos a encher os camelbak a uns 3km ou a trás a uns 20km!!! – mas afinal onde pensas tu que os deixaste? Ou terás deixado cair em andamento? Pergunto eu. Ele faz uma retrospectiva e parece-lhe que deixou no último tanque. Eu e MM decidimos os dois, tentar encontrar os óculos do MG, enquanto ele ia seguindo o percurso, que mais tarde o apanhávamos.

Chegamos ao tanque e à primeira vista não estavam lá, mas depois de uma visão mais atenta lá os encontramos encostados a um canto. Ficamos satisfeitos e já podíamos voltar a carregar nos crenques para apanhar o MG que ia à frente.

Depois de uma boa descida até ao rio Douro e andar ao longo da sua margem e voltar a subir, comentamos, o MG está a dar calor ou perdeu-se, visto que os óculos eram de ver ao perto e para ver o GPS precisava deles. Toca o telemóvel do MM era o MG a perguntar onde estávamos. 

Já tínhamos andado uns bons quilómetros e ele no café à nossa espera. Deu-lhe uma pressinha e teve de ir arriar a giga. Escolheu o café em vez de deixar a bike no trilho e arriar a giga no monte. Nós ao passar víamos a bike e parávamos, como estava no café não o vimos e lá fomos (não fez o que lhe disseram!!!). Nunca tinha perdido ninguém por arriar a giga mas há sempre uma primeira vez. O MG depois foi para os 60km.
A partir daqui eu e o MM foi sempre arrolar para ver se encontrávamos mais alguém nos trilhos. Encontramos mais um grupo perto da Serra da Boneca e nessa subida na zona do último carimbo ainda se viam umas camisolas azuis.

Eu já só queria piso plano ou a descer, as subidas já me estavam a fazer azia, mas o MM estava sempre a dizer é já a li o fim da subida e depois é sempre a descer, e eu não via nada disso e em vez de descer via era o sol a cair a pique. Também este estava cansado de me ver a subir e preferiu descer até ficarmos com a luz ambiente. Ainda faltavam dez quilómetros… já estava a gastar energia que não tinha. Mas andar no monte com pouca luz ou nenhuma faz-te ganhar força onde não tens. 

Já a chegar à civilização ouço o tão esperado falta 1km, agora já me podia rir. Cheguei ao fim com 96km e com um acumulado de 2744 +. Foi o meu recorde olímpico

E o MG cheio de estar à nossa espera…

Todos os Vídeos aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=DPbK04O9MwA&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&index=2&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=3dzcz3tlnkA&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&index=3&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=-1o2eiLCwb0&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&index=4&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=h-84nlLvHmc&feature=autoplay&list=UU9ets-BVX8NlrLsou2DY-yA&lf=plcp&playnext=1

http://www.youtube.com/watch?v=45WfAD-j4Gc&list=UUl8nsBB4BrLqyR0JC8xvCNA&index=1&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=8AVaHYw5hVE&list=UUl8nsBB4BrLqyR0JC8xvCNA&index=2&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=znfNzaPFUPg&list=UUl8nsBB4BrLqyR0JC8xvCNA&index=3&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=vomc-48yUhI&list=UUl8nsBB4BrLqyR0JC8xvCNA&index=5&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=fHSd4T5PVYw&list=UUl8nsBB4BrLqyR0JC8xvCNA&index=4&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=yQYv3NaMK_U



domingo, 19 de fevereiro de 2012

19-02-2012 - Sto. António dos Mixões


Clica na Foto para aceder à Galeria


A convite do António da Famabike, eu e o Tó fomos até St António dos Mixões com mais uns convidados mais umas bikes para teste drive.

O cargo de guia foi entregue ao Luís Martins conhecido por organizar o transmixões e conhecer bem a zona. Percurso para 80km e com 2000m+ de acumulado.

St António dos Mixões tem paisagens magnificas e com subidas intermináveis, vamos ver como vou aguentar. Ainda não estou em forma mas… se está pronta é para ir prá feira.

O Tó está a voltar à forma, e que forma a fazer subidas na sua scott ransom com mais de metade do pessoal com a bike em peregrinação (eu inclusive). 

O percurso até à Igreja de St António dos Mixões foi bem duro e do quilómetro 25 ao 32 demorou umas duas horas, aquilo é que foi andar com a bike ao lado, estava mesmo roto.

Chegados ao cimo dos Mixões da Serra fomos comer a um café previamente marcado. Sem duvida a melhor parte do percurso e a mais leve.

A 2ª parte do percurso já a conhecia era menos dura, mas tivemos de atalhar que o sol já se estava a pôr.
Chegamos ao fim com 61km e com 2100m+ de acumulado. A parte da manhã foi bem dura.

O cozido ficou para segunda, estava tão cansado que nem conseguia mastigar… às 20.30h já estava na cama.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

12-02-2012 - Rota do Fumeiro - Vieira do Minho

Clica na foto para aceder à Galeria

Despertador para as 6.20h da manhã, com tudo pronto de véspera era só encher o Camelbak com água, tomar o pequeno almoço, vestir-me e arrancar em direcção a Pereira, Barcelos. 7.15h hora de Partida para Vieira do Minho. Dos Kedas só eu é que quis ir ou pude ir, juntei-me aos Biclas08 .

Eu, Américo, Manel e Álvaro arrancamos e apanhamos o Rui pelo caminho. Chegamos às 8.30h a Vieira do Minho. Levantar os dorsais e tomar um café veio-me a lembrança… onde coloquei o meu camelback? Acho que ficou em casa!!!, faço uma retrospectiva da minha saída de casa com o saco de muda de roupa e  capacete e nada de Camelbak. Já deixei de tudo em casa quando vou a passeios de carro para o local onde vamos andar. Só falta esquecer-me da bike, de resto, acho que já foi de tudo. 

No Camelbak para além da água, ferramentas, bomba e outras que levamos para estes tipos de passeios, os sais foram os que mais me fizeram falta, para este tipo de percurso e acumulado e com a transpiração as cãibras podiam aparecer.

Fomos estacionar o carro nas zonas dos banhos e voltamos para a 2ª tentativa de café. Já eram 9.00h e a partida estava marcada para as 9.05h. Entramos, pedimos, engolimos o café e um bolo e arrancamos, 90% do pessoal já desaparecia fomos no encalço do pelotão mais o resto dos atrasados e dos distraídos.

Aos dois quilómetros tínhamos a 1ºsubida com esse nome e com os desmontas e a peregrinação com a bike ao lado resolvemos dar um tempo e estacionar. Quando deu arrancamos até voltar a afunilar, tinha passado mais um quilómetro e já íamos em dois engarrafamentos (parados), começava um ST e engarrafamento. Estacionamos as bike e esperamos para últimos para poder curtir um pouco o ST. Demos espaço suficiente para todos passarem e connosco ficou mais um grupo que ficou mesmo para último.
Começava agora o nosso passeio à vontade, apenas alguns bttistas perdidos ali e acolá mas a deixarem passar, este primeiro ST foi brutal. Agora já se andava relativamente bem em todas as zonas que fomos passando.

Andamos na Serra da Cabreira em zonas muito bonitas a lembrar ainda o Outono com muitas folhas no chão semelhante a uma enorme manta castanha felpuda numa grande extensão. Tive pena em me entusiasmar demasiado nos ST e não prestar a devida atenção à beleza que eram estas montanhas e a grandiosa natureza.

O reforço mais parecia uma pastelaria tal era a grande variedade de pasteis e com alguns tipos de pão, havia pão-de-ló, imagine-se só… um fogão com água sempre a ferver para fazer “mocambo” , diversas frutas e como disse, pasmei de tanta variedade de alimentação, foi sem duvida o melhor reforço em que estacionei, e eu paro em todos… e provo de tudo… Mas neste não consegui, nem metade, não foi por não querer mas já não conseguia comer mais nem levar mais nada.

Na mais longa subida já na parte final, começo a sentir umas ferradelas no músculo, tive de abrandar um pouco e fazer de macaco, comer as três bananas que levava nos bolsos para ver se as cãibras iam embora.
Depois de mais umas descidas e subidas com ST pelo meio, a uns dez quilómetros finais, saem-me os dois músculos numa subida final. Ao parar, o Américo acontece-lhe o mesmo, os dois ali a berrar com os músculos a quererem abandonar o corpo. Ai! O meu Camelbak que me fez tanta falta.
 Depois de recuperar um pouco lá fomos sem esforçar, mas até ao final ainda me saíram mais duas vezes. Nas subidas se sentisse a mínima picada desmontava e ia com ela à mão em peregrinação… lá teve que ser.

Adorei este percurso, foi durinho devido à geografia do terreno e com as constantes subidas e descidas com um acumulado de 1400m em 38km. Tenho que lá ir outra vez o mais breve possível.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

12-02-2012 - Rescaldo de domingo

Clica na foto para aceder à Galeria
Pois é meus amigos tem estado um frio pela manhã, daqueles a convidar a ficar na cama e foi o que fizeram alguns. Por falar em cama, o Victor Robe tem estado doente para ele as melhoras, o tio Cesar disse que esteve hospitalizado! Só espero que não tenha sido o Mineiro que também apertou as costelas como fez ao Pedro, deste o jantar dos kedas ainda se queixa.

Mas como há sempre quem resista ao frio, como fez o Cesar, o Tó, o Mendes, o Sílvio e mais 3 colegas.

Hoje o destino foi as antenas no Sameiro, há muito tempo que o mineiro sonhava lá ir mas como ninguém o levava a serio foi-se adiando até hoje, ele deve ter pensado, os mais fraquitos ficaram a dormir vai ser hoje, e foi.

Partimos em ritmo bem puxadinho, destino antenas no Sameiro, as 9.30 estávamos a passar pelas pedreiras em airão, nem houve tempo para aquecimento mas também ninguém tinha frio, e as minhas pernas a pedir que se comesse algo mas o chefe mineiro decidiu só parar no marco geodésico depois de Airão, bem estava um frio lá em cima! À pressa metemos uns valentes panados e uns valentes copos de tinto para aquecer (estou a brincar) e partimos, finalmente uma descidinha, estava ver que não havia descidas, 25 km sempre a subir para aquecer claro!

10.45h, estávamos em Moreira para atravessar a estrada nacional para a última etapa e a mais dura até as ditas cujas Atenas, o Sílvio, com os colegas fizeram meia volta ao barco e casa, tinha que ir trabalhar a 13 horas os colegas solidários também foram. Partimos os 3 e para variar um pouco mais umas quantas espetaculares subidas, algumas quase iguais a subida de Valongo (como aquela não há memoria), 11.30h chegamos 34 km em que 90% do percurso foi a subir.

Regresso uma espetacular descida finalmente, depois como vem sendo costume contra relógio até casa, o Cesar ligou o motor e foi-se, nem sabemos se chegou a casa ou apanhou uma panada de algum carro e ficou na berma da estrada como um cão, vou comprar uns pneus de estrada só para o acompanhar, já disse.

12.45h estava a entrar em casa contas feitas e segundo o Cesar, porque enviei um SMS a noite a perguntar se já tinha chegado! 49 Km, com 1220m de acumulado e uma média de 15 Km/hora.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

05-02-2012 - Passeio Maia - Serra de Valongo

Clica na foto para aceder à Galeria
7.50h - HORA marcada para a saída, mas só eu e o Joel é que cumprimos o horário. O Carlos Pereira está a ficar como os vizinhos Mendes e Tó, nunca chegam a horas. Ainda vi o Tony a vir na nossa direcção, mas vinha montado no seu classe E e não nos ligou nenhuma, liguei-lhe mas nada… Depois das bikes carregadas partida prá Maia para nos juntarmos a uns colegas de lá (http://maiabttteam.pt.vu/) mais uns que vinham da Trofa.
Arrancamos do centro da Maia às 8.45h com quinze minutos de atraso à nossa conta (estávamos também a experimentar o nosso último brinquedo a GOPRO HERO2). O início era um misto de alcatrão e paralelo até chegarmos à primeira subida e ao primeiro atraso, um colega da Maia sentiu-se mal e vomitou (mas nada de álcool no dia antes, estava mesmo mal disposto). Ficou com mais três amigos a fazer-lhe companhia, enquanto nós fazíamos um pouco de monte eles iam pela estrada para nos apanhar mais à frente.

Chegamos ao ponto de encontro e esperámos por eles uns 25 minutos, tiveram um furo e nós a rapar frio e arrefecer para começarmos a subir outro monte até ao marco geodésico. Depois foi descer até entrar na zona mais bonita do passeio a serra de Valongo ao longo do rio Ferreira, valeu mesmo a pena era, mesmo bonito (bonito na minha terra é um boi… tábem Joel).


Depois aparece o rabo da cabra, uma subida onde se discutiu se íamos pela zona mais leve ou pela mais pesada. Optamos todos pela zona mais pesada pensando eu que dava para subir em cima da cabra, mas puro engano era uma subida tipo escalada e para dificultar mais tínhamos que levar a bike como nos desse mais jeito, uns com ela às costas, outros com ela a rasto e outros amarrados com os dentes à bike e pés bem fincados na terra e remar até ao sopé do monte fuji. Quero ir há voooltaaaaaaaaaaa….


Já na vinda, o cepo do Tó, mais o cepo da bike do Tó, avariam e ficam os dois sem tracção. Agora a tracção dos dois cepos ia ser a gravidade e a força do PedroS, Joel e Carlos Pereira, o Mendes a esta hora já só pensava no assado e mais nada…

Com os atrasos todos mais a avaria chegámos a casa às 14h, fiquei o resto do dia deitado na cama e sofá a pensar nos dois cepos… fiquei rotinho…
Foi uma boa volta, reencontrar dois colegas da aventura do who’s afraid? E outros que já nos tínhamos encontrado no aeródromo da Maia.